4 FORMAS DE DESENVOLVER MAIS MATURIDADE EMOCIONAL

 

DICAS PARA MATURIDADE EMOCIONAL

A maturidade emocional  é o ponto alto do desenvolvimento humano. Hoje vou falar-te de como podemos atingir ou melhorar a nossa maturidade emocional

Assim, podemos definir a maturidade e a inteligência emocional como a competência que nos ajuda a relacionar  com  pessoas e situações em todos os ambientes. 

Mas, como as emoções são uma resposta do nosso corpo (na ligação cabeça, corpo e coração) a um determinado estímulo externo, é importante que estejamos em controle delas.

Assim podemos  viver a nossa vida da melhor maneira possível. É isso que determina se temos ou não maturidade e inteligência emocional.

Sabemos que é impossível bloquear uma resposta emotiva. Contudo, à medida que vamos crescendo devemos ser capazes de conviver e dialogar com as nossas emoções, de forma a não nos tornarmos reféns de nós mesmas.

Em resumo, as emoções enquanto tal não são nem positivas nem negativas. Crescer  é estarmos em controlo e dialogar de forma saudável com as nossas emoções.

Poderás gostar de ler este artigo sobre como gerir as emoções

Quais as Principais Emoções que sentimos:

  • Alegria
  • Tristeza
  • Raiva
  • Medo
  • Surpresa
  • Afecto
  • Aversão
  • Confiança
  • Vergonha
  • Culpa
  • Ciúme

E como fazemos para melhorar a nossa maturidade emocional?

 

1 – Não tornar tudo tão pessoal;

Em primeiro lugar é importante colocar tudo no seu devido lugar.

Se alguém tem uma atitude menos boa para connosco, isso não significa que essa reacção tenha a ver necessariamente connosco. Como sabes, uma reacção é apenas uma reacção e o nosso valor não depende disso.

2 –  Criar maior autonomia no dia-a-dia;

Em segundo lugar, devemos criar mais autonomia em todas as áreas da nossa vida. Por exemplo, aprender a estar sozinha é muito importante para a nós.

 

3 – Responsabilizarmo-nos pela nossa evolução;

Em terceiro lugar, quando tomamos as rédeas das nossas vidas e deixamos a postura de vítima de lado tornamo-nos responsáveis pelas nossas escolhas.

Isto é um sinal de grande maturidade, quando respondemos pelos nossos actos e pelas nossas acções, sem depender de julgamentos de terceiros.

 

4 – Focar a nossa atenção no longo prazo

Em quarto e último lugar, não podemos ser como a criança de 4 anos que chora quando lhe tiram um chupa-chupa. É importante saber que não podemos ter tudo no momento em que queremos. Mais vale esperar um pouco pois iremos usufruir melhor do que quer queiramos para a nossa vida.

 

Em conclusão, saber responder a estímulos exteriores é uma ferramenta importante e assim aprenderemos a conviver e a lidar com as nossas emoções de forma mais madura.

Assim, tornamo-nos também  adultos mais maduros.

 

Poderás querer ler também este artigo sobre equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

 

 

Fontes https://www.telavita.com.br/blog/maturidade-emocional/

Compartilhe :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Leia mais...

atitutes-que-drenam-energia-foto
Uncategorized

10 Atitudes que drenam a tua Energia

A maior parte das vezes não nos damos conta disso, mas assumimos atitudes que fazem perigar o nosso equilíbrio na vida. E por serem tão