A maior parte das vezes não nos damos conta disso, mas assumimos atitudes que fazem perigar o nosso equilíbrio na vida. E por serem tão recorrentes, nem nos apercebemos de que não só nos são prejudiciais como em nada contribuem para o nosso auto-cuidado. São formas de nos auto-sabotar, da maneira mais implacável e certeira que existe. Por isso, hoje vou partilhar 10 dessas atitudes que drenam a tua energia.
10 atitudes que drenam a tua energia
Estas atitudes prejudicam-te e mantêm a tua performance em baixo:
1 – Trabalhares no que não gostas
Se gastas mais tempo no teu trabalho do que com a tua família, então imagina a quantidade de energia que estás desperdiçar num trabalho que não preenche a tua alma…
2 – Não saber dizer que Não
Normalmente, ao dizermos que sim, sem critério, a tudo o que te pedem implica cancelar coisas, planos, momentos que te fazem bem. Portanto, aprende a respeitar os teus limites.
3 – Querer controlar tudo
Não és a super-mulher, eu sei que sabes disso, mas será que tu sabes? E a ansiedade que esta postura te provoca? Respira e relaxa. Tudo se resolve e tu não és essencial para todos os assuntos.
4 – Não saber parar
Parar é essencial para o ritmo se possa manter minimamente constante. Por isso, quando não fazes pausas, o teu corpo e a tua energia não têm tempo de recuperar. Por favor, escuta o teu corpo e pára quando sentires que precisas. Respeita-te.
5 – Comer o que não te nutre
Se passas a vida a petiscar entres salgadinhos, snacks e bebidas que o teu corpo não reconhece, vais exigir ao teu corpo que gaste mais energia e que entre em inflamação sem necessidade. Acaso já viste algum rio de coca-cola? Exacto 😉
6 – Dormir mal
Durante muito tempo, as insónias foram o meu principal inimigo. (E às vezes ainda espreitam por debaixo do meu colchão). O modo default de muitos de nós é a ansiedade, o modo alerta. Cria um ritual nocturno que prepare o teu corpo e a tua mente para que a noite venha com o descanso e o repouso de que necessitas.
7 – Mente macaco
Ela faz parte da nossa natureza humana. Aceitar que ele existe é essencial para que consigamos ultrapassar o caos mental a que nos leva, tantas vezes. Procura manter-te presente. No aqui e no agora e não presa entre a memória (passado) e a imaginação (futuro).
8 – Não meditar
Continua a ser um ponto em que insisto. Quanto mais achares que a meditação não é para ti, que és demasiado agitada para meditar, mas precisas de a fazer. Não sabes como? Envia-me um DM!
9 – Não teres rituais ou rotinas energizadoras
Os profissionais de alta performance, ou simplesmente pessoas com hábitos e vidas produtivas têm rituais que cumprem escrupulosamente todos os dias. E por mais que aches estranho, eles funcionam. São eles que colocam o teu cérebro no modo operativo, focado. Sem estas pequenas âncoras, torna-se desafiante manter o foco e uma rotina produtiva.
10 – Não fazeres exercício físico
Tu já sabes. O corpo não foi desenhado para estar parado. Por favor, desenvolve uma rotina de exercício diária, simples e que se adapte à tua vida. Uma simples saudação ao sol repetida algumas vezes é combustível suficiente para que o teu corpo funcione correctamente. E ele vai agradecer-te.
Se prestares atenção às tua atitudes e apostares em ti vais ver os resultados a acontecerem na tua vida, nomeadamente os teus níveis de energia vão começar a aumentar e a tua boa disposição vai regressar ao normal. Pronta para experimentar?
Lembra-te: todas as mudanças se iniciam com a mudança de mindset! Podes gostar de ler também: como ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Para mais dicas, segue-me no Instagram @adeliciosaartedeser